terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Quando os sonhos se tornam fardos


Quando eu era criança e até mesmo quando eu era adolescente, costumava ter muitos sonhos. Sonhava em conhecer o Daniel Johns do Silverchair, em participar de uma banda de rock, em trocar uma ideia com o Marcelo D2, em ter uma profissão que ajudasse a mudar o mundo, sonhava em fazer 18 anos e ser dona do meu nariz, sonhava morar sozinha e ter meu próprio AP... Sonhava em viajar, em entrar na faculdade, em ter sempre muitos amigos, em ser importante, em conhecer o mundo... Sonhava em ser feliz. Acho que nem me lembro todos os sonhos que tive.
O tempo foi passando, alguns sonhos eu realizei, outros não... Acho que isso acontece com todo mundo, alguns sonhos se realizam, outros não.
O estranho é que, alguns sonhos que eu realizei, ao invés de me fazerem feliz como eu esperava e me deixarem satisfeita, tornaram-se fardos. Sim, isso mesmo, começaram a pesar sobre meus ombros, me trouxeram desgaste emocional, me fizeram chorar ao invés de sorrir e me fizeram sentir frustrada ao invés de satisfeita.


O que será que houve? Onde foi que eu errei o tom? Quando foi que o que era pra ser bom se tornou motivo de angústia?
Realmente não sei dizer os motivos. Talvez minhas expectativas estivessem erradas. Talvez eu não tenha avaliado bem as consequências das minhas escolhas. Talvez eu vivesse de ilusões e utopias e o choque de realidade tenha sido assustador demais.
O fato é que, quando os sonhos se tornam fardos, precisamos ter coragem para desistir. Voltar alguns passos para trás, avaliar melhor a direção a seguir antes de recomeçar a caminhar.
Nos últimos dois anos, cheguei a esta curva na estrada. Desisti de muitos sonhos e recuei um pouco para avaliar melhor as escolhas que devo fazer.
Quando eu era mais nova, acreditava mais em mim mesma. Hoje em dia meus pensamentos estão sempre me dizendo que é impossível. Acho que esqueci como sonhar.
Você já se sentiu assim? Como conseguiu dar a volta por cima?
A cada dia percebia que meu maior inimigo era eu mesma, o tempo todo me sabotando, me comparando com outras pessoas, me esfregando na cara tudo o que eu não tenho e tudo o que eu não sou...
Não podemos viver assim! É preciso vencer os pensamentos ruins, as emoções descontroladas, os defeitos de personalidade e de caráter. É preciso acreditar que podemos ser melhores a cada dia, como seres humanos e como profissionais, em tudo o que fazemos.
É normal que pessoas joguem baldes de água fria sobre nós quando compartilhamos algum plano, mas não se apegue à opinião dos outros. Não são eles seu maior empecilho e sim você mesmo. Você precisa vencer sua mente e seu coração quando dizem para você parar, quando dizem que não é capaz, quando dizem que é impossível.
Sim, aos meus olhos, é impossível que este blog faça sucesso, é impossível que meus vídeos no Youtube tenham muitas visualizações, é impossível que o Brasil inteiro e até o mundo conheçam meus livros. Então, puxa vida, o melhor a fazer é desistir agora. Certo?
Errado!
Todos os blogueiros, youtubers e escritores começaram do zero e, com muita dedicação, trabalho e disciplina, foram conquistando seu público e vencendo degrau por degrau.
Se eu desistir agora, realmente jamais chegarei a lugar algum. Mas se eu continuar trabalhando duro, eu acredito que chegarei a algum lugar mais longe e mais alto do que o lugar que estou hoje.
Xô ansiedade! Xô desânimo! Eu não vou parar de sonhar.
E sabem por quê? Porque eu amo cada história que escrevo, cada vídeo que gravo, cada poema que componho, cada palestra que ministro, cada texto que produzo... E meu maior sonho hoje é que minha arte e minhas palavras levem esperança para as pessoas e ajudem a humanidade a se lembrar de que o bem sempre vence no final.
Tudo pertence a Deus e os sonhos Dele para mim se cumprirão, eu creio.
Querido leitor, se você se identificou com este texto e já passou por algo assim, por favor deixe nos comentários e compartilhe esse post.
Grande beijo,
Ana Faria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário