sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A Comparação é sempre Injusta

Você já se comparou com outras pessoas?Tipo: ela (ele) é mais bonita (o) que eu, é mais magra (o), é mais alta (o), é mais inteligente, escreve melhor, desenha melhor, é mais rica (o), tem mais dinheiro, é mais feliz... Pois é. Isso é sempre muito chato.


O problema, se é que isso pode ser considerado um problema, é que sempre existirão pessoas melhores do que nós em alguma coisa. Na minha opinião, baseada em autores que leio como C. S. Lewis, essa ideia de que ninguém é melhor que ninguém e todos são iguais é uma bobagem e só serve para atrapalhar nossa vida. Crescemos pensando que somos tão bons quanto qualquer pessoa, mas a verdade é que não somos e, a não ser que nos dediquemos aos nossos talentos através de estudo, disciplina e trabalho, jamais chegaremos a lugar algum.
Há aqueles que nascem com dons: uma voz bonita e afinada, um ouvido aguçado para música, uma destreza em algum esporte, a sensibilidade para compor músicas e poemas, a mente criativa para criar histórias e escrever livros, a fluidez na fala, a facilidade e curiosidade para alguma área do conhecimento... são incontáveis os dons. Para essas pessoas, a dedicação também é necessária para alcançar a excelência. Mas com certeza tais pessoas terão mais facilidade de alcançar seus objetivos. Me explico: eu não nasci com o dom para cantar. Portanto, se eu quisesse ser cantora, teria de me esforçar muito mais para conseguir esticar minha voz e alcançar os tons certos do que aquela pessoa que já nasceu com uma voz bonita e afinada. Esse foi só um exemplo.
Por tudo isso, a comparação é sempre injusta. Se eu ficar me comparando com os autores que admiro, desistirei de ser escritora, pois não sei se algum dia serei tão boa quanto eles. Sempre haverá escritores melhores do que eu. Mesmo assim, se o meu sonho é ser escritora, se eu tenho este talento e estou disposta a me dedicar, o fato de existirem escritores melhores do que eu não me impede de correr atrás desse sonho e acreditar que um dia ele vai se realizar.


Precisamos parar de ficar nos comparando e nos auto-sabotando. Isso só serve para nos desanimar e nos colocar pra baixo. A comparação só é boa quando usamos os critérios corretos e ela serve para que, através da admiração que temos por alguém, usemos estas pessoas como inspiração para alcançarmos a excelência.
Outro fato importante é saber que cada um tem sua singularidade e se Deus nos criou com essa diversidade tão grande, é porque Ele tem um plano para cada um de nós e quer usar nossas características individuais para concretizar os planos que Ele tem para toda a humanidade.
Por exemplo, se eu sou mais velha que alguém, talvez não tenha tanta energia, não consiga mais ser uma bailarina, ou uma jogadora de basquete (pois geralmente precisa iniciar os treinos ainda bem jovem, embora existam exceções que nos surpreendem e encantam), mas, por outro lado, eu tenho mais maturidade, tenho mais chances de consolar alguma amiga que precise, sei mais sobre muitas coisas e posso ensinar aos mais novos...


Precisamos nos conformar que sempre haverá pessoas melhores que nós em muitas coisas e que nós também somos melhores em muitas coisas em comparação a outras pessoas.
É claro que, quando digo melhores, estou me referindo aos talentos, habilidades, ao caráter, às virtudes. Isso não é motivo para nos tornarmos soberbos e orgulhosos. Diante de Deus, não há privilégios, não há acepção de pessoas. Diante Dele não importa se somos escritores gênios, cantores primorosos, esportistas craques... Deus quer mesmo é saber o quanto você o ama. Nesse caso, a humildade é uma virtude essencial.
Não tenha medo de ser melhor e não fique triste quando alguém se sobressair. Dedique-se, estude, trabalhe, tenha disciplina e seja melhor dia após dia e busque não apenas ser bom, mas excelente.
E você, tem mania de se comparar com os outros? Concorda ou discorda com algum argumento deste artigo? Deixe seu comentário e conte um pouco sobre o que pensa sobre este tema. Grande abraço, Ana.

6 comentários: